quinta-feira, 19 de maio de 2011

Primeiro Mês.




O primeiro mês é algo surreal...uma mistura de euforia, ansiedade, medo, cansaço! As descobertas são tantas em tão pouco tempo que seria preciso fazer um registro diário para acompanhar tantas novidades!
A primeira noite é lógico que a gente não dorme direito e cada respiração é uma olhada para ver se está tudo bem.... A cesária (cirurgia) não possibilita uma agilidade maior e isso angustia um pouco!
O excesso de visitas...mesmo de familiares é bem cansativo e em alguns momentos falta um pouco de compreensão neste primeiro momento de adaptação do casal à nova familia que está formando!
A amamentação......
Se eu pudesse marcar esse mês com algum fato a amamentação seria escolhida sem sombras de dúvidas....

É obvio que como o meu objetivo número um não foi alcançado (parto normal), o meu objetivo número dois (amamentação) precisava ser alcançado.

Mas não foi fácil não.....Clarinha fissurou meu peito e tive dores horríveis, misturado às cólicas normais de todo recém-nascido....foi um momento de teste de tudo que sei academicamente nesta vida e modesta parte eu estudei muito nesta vida. Tenho orgulho de tudo que aprendi e vivi neste tempo todo e não ia jogar tudo isso fora agora!!!

E tenho certeza que a nossa conquista na amamentação se deve ao Italo ...companheiro incondicional, sempre apoiando e me dando confiança de que meus conhecimentos seriam válidos...ele validava todos os meus saberes (e eu ficava mais confiante e forte) e dedico essa etapa (de vitória) também a Bete e a Duda do banco de leite que ouviram e secaram minhas lágrimas de frustrações.

Hoje ela só mama...sem complemento nenhum de leite de vaca.... sem bico e com uma saúde admirável! Hoje a amamentação é só PRAZER e ela acorda apenas uma vez durante a noite....mama (deliciosamente) e dorme!!! Tenho leite para vender de tanto que tem e tenho certeza que todo esse sucesso é graças a todo o meu conhecimento e estudo..... sei que o sucesso do aleitamento materno até dois anos se deve a exclusividade na amamentação até seis meses e ao "Não Uso"de bico e mamadeira (complemento) principalmente no primeiro mês, que só trazem risco para esse sucesso (redução na produção do leite, modificação de pega). Mas não é muito fácil pois existe uma forte corrente ao contrário e uma forte tendência para o caminho mais fácil (principalmente para nós que estamos tão inseguras nesse primeiro momento)....... mas quando o bebê vai aos poucos deixando de mamar e larga antes de um ano a amamentação ninguém lembra de citar estes vilões! A gente ouve que o "bebê" não queria mais mamar ou que a mãe não tinha mais leite. Quando segundo artigos científicos e pesquisas constantes....uma criança poderia mamar até adulto se permitíssimos e a mãe pode produzir leite por todo esse tempo. Até as mães da Etiópia produzem leite.....

Enfim..... o primeiro mês passa tão rápido e aos poucos vamos conhecendo esse serzinho tão pequeno e que provoca tantos sentimentos!!!
A Clarinha tem um jeitinho só dela....quando mama, fecha os olhinhos com sono mas abre de vez em quando para me espiar e volta para o conforto do mamar!
Quando sai do peito se espreguiça tanto que parece uma cobra!!!
Quando acorda dá muitos sorrisos...acorda sempre de bom humor!!
Passou 5 dias sem fazer cocô e mesmo sabendo que é normal....ficamos bem aflitos!!!






Adora o banho ....desde o primeiro dia!!!!
Adora agito e quando sai fica atenta a tudo......
A maioria da pessoas acham que ela se parece com o pai....eu também acho!
Não imagino mais a vida sem "ELA" e
AMO ser a mãe da Clarinha!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário