domingo, 17 de maio de 2009

Doces, Bolo e Bem Casados

Ana Maria Festas

Quando comecei a pensar no bolo, doces e bem casados logo tive em mente o que eu queria. Eu procurava doces “gostosos”, mais que bonitos.....e gostaria de pagar pelo sabor dos doces e não pela beleza e/ou marca. Várias pessoas contribuíram com nomes e telefones: A Manu com uma doceira daqui de Blumenau, a minha sogra com outra daqui de Blu, a minha amiga Aline com um nome de outra de Itajaí.....e tive várias recomendações de doceiras conhecidas e famosas.
Começamos (eu e meu amor) a pensar no transporte desses doces e bolo daqui de Blumenau para Cabeçudas......além do valor de transporte, o trabalho do deslocamento nos desagradava. Outra questão que discutimos foi a de que seria muito melhor que a mesma pessoa que faria o bolo.....deveria ser a que faria os doces e bem casados!
Comecei a pesquisar na internet bolos e doces por Meia praia, Itajaí e Balneário Camboriu. Achei o nome Ana Maria Festas e liguei num domingo.....a mulher do outro lado do telefone me recebeu muito bem por ser um Domingo, quando me toquei do dia até me desculpei, e ela me disse que não havia problemas. Conversamos e ela disse que fazia bolo, doces e bem casados......falou...falou....me deu o endereço do Orkut pra eu visualizar e me passou valores.......falou mais um pouco.....muito simpática!
Na segunda-feira liguei pra marcarmos uma hora e ela disse que no sábado próximo estaria no Cabral (um restaurante de Meia Praia) entregando os doces para um casamento e eu deveria ir lá vê-los e depois ela me receberia em sua casa para eu prová-los. Assim, eu e o Italo fomos e a encontramos arrumando os doces e logo me perguntou: É a moça de Blumenau, que falamos por telefone?
Eu mesma.....ela me apresentou a filha a nora e o marido que estavam auxiliando-a a arrumar os doces na mesa..... “A família toda ajudando” eu disse.....e o marido respondeu: “Eu preferia estar tomando uma cervejinha....mas hoje vim ajudá-la” ...rimos todos!
Marcamos uma hora depois em seu apartamento...........quando chegamos....ela estava cheirosa...já havia tomado banho e foi muito receptiva (como em todos os outros momentos). Um apartamento lindo.....nos sentamos num sofá dos Deuses......afundamos praticamente de tão fofo e aconchegante....não resisti....”Que sofá delicioso”. Ela respondeu: “Adoramos este apartamento mesmo”......e era maravilhoso mesmo....Trouxe os docinhos e um padaço de bolo para mim e outro para o Italo.......Deliciosamente deliciosos......o bolo era de estrogonoff de nozes......e ficamos com gostinho de mais....mais....
Conversamos e logo percebemos o amor com que se dedica aos doces...... nos contou como começou há muito pouco tempo (um ano mais ou menos), com uma história singular de um momento triste e difícil que passou na vida (que não vem ao caso eu relatar os motivos particulares que a levaram para tamanha tristeza) . Foi quando um médico perguntou pra ela o que ela mais gostava de fazer e ela disse: “Doces e bolos” ......e nos contou que nos aniversários dos filhos fazia bolos e bolos e doces e bolos e que um dos filhos (o que menos se importava com festas) disse um dia depois de ver todo o trabalho e dedicação da mãe...quando quase todos os convidados já haviam ido embora e só tinha ficado os familiares.....ele solta: “ Será que valeu a pena mãe?”. Ela disse que ficou a frase....sempre depois que as festas familiares acabam alguém solta um ”Será que valeu a pena”? E ela mesma respondeu pra nós.......sempre vale a pena quando fazemos algo por amor e sentimos que pessoas importantes para nós fica felizes com o que fizemos......para elas.
Uma mulher especial.....doces especiais.....para um momento tão especial para nós. Eu e o Italo nos olhamos......já tinhamos certeza.......explicamos o modelo simples de como gostaríamos do bolo as quantidades dos doces e valores (achei os valores menores que o sabores deliciosos e agradáveis para as nossas condições)..........já tínhamos decidido que a procura tinha terminado.....ela faria com toda a certeza os nossos doces, bolo e bem casados. Perguntei se seria necessário pagar algo antecipado para a reserva. Ela disse: “Não se preocupem com isso”....fiquei surpresa com a resposta pois...... depois de alguns serviços orçados, a maioria preocupados no fec hamento do contrato com o sinal (valor de pagamento) como uma garantia de reserva. Ainda argumentei se ela não precisaria de dinheiro para a matéria prima e ela reforça: “Eu não preciso do dinheiro, não se preocupem com isso”
Ela realmente não faz por dinheiro...........é conseqüência..........faz por amor.....faz para deixar as pessoas felizes.....e faz valer a pena!!!
Já eram 22:00 hrs passadas de um sábado e estávamos ali afundados naquele sofá gostoso, com aquela mulher simples numa conversa deliciosa ...... Fechamos com ela e marcamos de nos encontrarmos de novo em Setembro para o fechamento das quantidades definitivas de doces e a foto do bolo. Foi a primeira e única e última ...... nem sequer cogitamos de falar com outra pessoa.
Fomos embora felizes e o Italo falando ....ai que vontade de comer mais daquele bolo...aqueles doces então......
Tive a certeza que os nossos convidados sentirão o que sentimos ........
Doces.......doces....que prazer estes doces nos proporcionam ....que lembranças nos trazem....que sabores de infância....de festa com brigadeiro...doces...doces.
Ana Maria Festas ......

Um comentário:

  1. Olá Grasi/Italo!
    Vocês realmente são pessoas especiais e muito gentis por terem recordado de detalhes da visita em minha casa. Ficamos (eu e minha família) muito felizes em recebe-los e participar de um momento tão especial em suas vidas.
    Me senti honrrada com o que vocês escreveram sobre mim e sobre meu lar. São pessoas como vocês que fazem valer o nosso trabalho.
    Esperamos estar a altura de suas espectativas.
    Desde já desejo a felicidade e harmonia do casal.Que Deus ilumine essa união!
    Obrigada pela confiaça!
    Um abraço, meu e de minha família.

    Ana Maria Becel.


    Obs.:Desde o dia 07-09 estou tentando te postar uma mensagem.

    ResponderExcluir