terça-feira, 6 de novembro de 2012

Uma Menina

Meu bebê não é mais um bebê. Nem consigo mais chamá-la de bebê! Já fala 1223456 palavras contando com as ininteligíveis; forma frases; coloca o chinelo sozinha (trocado); corre; quando fica na escola me dá xau e beijo e entra na sala com uma segurança que dói o coração (já pertence a um grupo social e ama) ; dorme a noite toda (das 21:00 às 6:00 hrs sagradamente) sobe e desce de TUUUDO; fala as cores e ainda não acerta nenhuma mas parece querer que todas sejam vermelhas; conta até três; assopra a comida quente e assoa o nariz; come sozinha e sem derramar comida pois estica a cabeça por cima do prato para não cair comida fora dele; ensaia comer de garfo e já pediu para fazer xixi no vaso e uma vez conseguiu e para a minha surpresa ontem após o banho (o papai que estava dando o banho)  pediu para fazer cocô e ele sentou-a no vaso e a minha menina fez cocô. Não sei quem ficou mais assustado...se ele...ou ela. Ele veio me chamar e ela estava choramingando e a mãe precisou usar da pedagogia materna....fiz uma festa ....dei parabéns...demos xau para o cocô e ela apertou a descarga 122342 vezes. Foi incrível...simples assim!

E eu cada vez com mais saudades daquele bebezinho!! Ela ainda mama (principalmente quando doentinha) e começo a achar que é a única coisa que ainda a deixa mais dependente pois sinto que mais cedo do que eu imaginava vai largar a fralda. Ahh...ainda visto sua roupa mesmo ela já tentando tirar sozinha!

Ela só tem 1 ano e 8 meses (a completar em 22 de novembro). Não é cedo demais para tanta coisa? Por que tão cedo? Fico colocando a culpa no Italo pois sempre achei que ele estimula mesmo esta independência enquanto eu torço para que tudo seja mais lento...para eu VIVER INTENSAMENTE cada etapa...cada conquista. Mas sei que somos bem parecidos pois deixamos a nossa menina (muito curiosa e corajosa) explorar mesmo tudo e ela têm uma certa liberdade para experimentar. Eu participo desta autonomia que encorajamos a Maria Clara a desenvolver. Já muito cedo ela subia no escorrengador (nem andava ainda com 9 meses) e descia sozinha e nós sempre deixamos. Incrivelmente nunca se machucou ou caiu mais feio....nós monitoramos mas nunca impedimos o seu crescimento...... mesmo EU achando tão acelerado!!!

Ela é feliz...acorda feliz....tem um semblante feliz. E isso é o que importa! É da natureza dela ser assim...nunca a ví com medo de nada...tem receio...mas nunca ví uma expressão de medo! Gosta do novo e não se assusta com ele...parece inclusive buscar o tempo todo algo novo...desconhecido e pronto para ser explorado!

Minha menina quase não cabe mais no berço.....

Minha menina me olha com olhar de menina .... olhar de quem busca a mulher que um dia ela será!