segunda-feira, 30 de julho de 2012

A Colheita!

Em outro post já mensionei o quanto eu fico introspectiva no inverno. Parece que meu ritmo fica lentificado, eu tenho um sono interminável, uma preguiça absurda, uma certa nostalgia...vontade de hibernar e voltar só na primavera.
No calendário Celta, que é circular e não linear a concepção de tempo é feita com a Roda do Ano, leva-se em concideração as estações do ano e os ciclos lunares para esta marcação. O que me parece mais sensato pensar que o tempo é sempre o mesmo em círculos e fases....somos nós que passamos pelos ciclos e pelas fases e assim amadurecemosde e temos a oportunidade de plantio e colheita infinitas vezes.
Mas a época de hibernar, de entrarmos na caverna e realizar um mergulho em nossa alma é no outono, onde terminamos a colheita de tudo que plantamos ao longo do ano. Época de terminar ... de deixar as folhas caírem e deixar morrer para virar adubo novamente. Como sou mais lenta, minha vontade de hibernar começa no final de maio e início de junho e dura até final de julho. É uma época que tenho muita vontade de ficar sozinha, isolada mesmo e penso muito na vida. Quase uma melancolia.....sem vontade de "fazer" nada mesmo!
E o que eu nunca tinha me dado conta é de como as coisas mudam em AGOSTO. O inverno é marcado para comemorar a colheita, a vida ....... e é marcado por um período de repouso. Nem de trabalho, nem de colheita e nem de introspecção....apenas CELEBRAÇÃO!!!!!

Em agosto eu tive todas as maiores conquistas da minha vida!
Reencontrei o Italo no outono e começamos a namorar em 05/08.
Eu fiz o teste de gravidez em 28/07 e fiz a primeira consulta em agosto.
Eu fui chamada do concurso público em julho e assumi em agosto.

Nunca havia parado para pensar o quanto Agosto é significativo na minha vida. Realmente uma colheita de um ano....coisas muito boas acontecem em agosto e assim eu fico preparada para as minhas colheitas deste ano.
Fico feliz por sair da caverna......
Começo a ter um sentimento de "espera".....espera de coisas boas, renovadoras e que mudam a vida.

Agosto é hora de RECEBER....
Receber coisas boas...
Receber alegrias....
Receber notícias maravilhosas....
Receber surpresas....
Receber energias.....

A vida é maravilhosa por isso....num segundo se muda uma vida! Surpresas acontecem a qualquer momento.....Novidades aparecem inesperadamente!

Vamos Celebrar!!!

Fica o sentimento para o maravilhoso Agosto que estar por vir......


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Escolhas

Sempre fui uma pessoa que fiz bastante escolhas...nunca esperei a vida escolher por mim! Escolho...resolvo...e precisei até aprender que em alguns momentos pode até ser possível não resolver alguma coisa e esperar....que pode ser positivo ficar de "molho" para ver no que vai dar....deixar a vida dar um sinal! Mas é difícil....
Gosto mesmo é de RESOLVER. Gosto de saber se é CERTO ou é ERRADO. Gosto de saber o que EU QUERO. Gosto de saber se é SIM ou se é NÃO. Sim eu sou mais 8 ou 80.
Mas a vida me ensinou que nem sempre é possível...
Com filha então....
Escolher ficou tão difícil!
Como é difícl escolher todos os dias a roupa de frio ou de calor? Comer arroz com feijão ou sopa? Dar remédio ou esperar? Escolher a escola....escolher a rotina...escolher a hora do banho...escolher a hora de dormir. Decidir a vida de outra pessoa se tornou tão difícil....
Mas quando tenho uns segundos para pensar um pouco fico feliz....por saber que cada escolha. Boa ou ruim. Acertada ou um desastre. Fácil ou difícil. Cada decisão desde o dia que nos tornamos pais....foi inteiramente realizada por nós ....os pais da Maria Clara. Tenho certo orgulho de ser INTEIRAMENTE RESPONSÁVEL por tudo que diz respeito a vida da minha filha. E assumo!
Fico pensando em como vou contar para ela mil e noventa e nove vezes a história de vida dela e tenho a consciência tranquila do que contarei....Cada escolha e decisão foi realizada com muita responsabilidade e respeito.
Pensar que a vida de uma pessoa se constroi a partir de todas as atitudes...escolhas e decisões que os pais tomam.
Tenho muitas e muitas dúvidas e na maioria das vezes não é imediato a decisão de uma escolha quando relacionada a nossa filha. Mas somos inteiramente presentes e participantes da vida dela.
Escolher.....
Escolher não implica somente em tomada de uma decisão ou de um caminho. Escolher implica assumir "tudo" que possa vir com aquela escolha! E penso que isso é ser RESPONSÁVEL! Responsável pelo que deu certo e pelo que não deu certo....Amo o Italo e mais ainda a cumplicidade que temos em assumir TUDO...não temos por hábito culpar o vizinho, o prefeito, a presidenta, o papa, a pediatra, os avós, Deus e etc por todas as possíveis desventuras que uma escolha possa gerar.
Escolher hoje tem um significado totalmente diferente na minha vida. Não escolho mais sozinha...nem quando só interessa a minha vida....pois não sou mais "uma sozinha" e sim uma família!!!


"AMADURECER NÃO É TOMAR SEMPRE DECISÕES CORRETAS,

AMADURECER É SABER LIDAR COM AS DECISÕES TOMADAS" 

Um Ano

Sim...eu pulei os 11 meses dela! Simplesmente por que a vida está uma loucura. Eu não tenho tempo nem para almoçar muitas vezes....
E então me deparo com a vida igual a de todo mundo ou da maioria pois todos ao meu redor parecem ter essa vida maluca! Como minha mãe conseguia? Eu realmente não sei...
Vou passar brevemente aos 11 meses dela...e na real foi um mês bem difícil! Eu acabei assumindo mais algumas horas semanais de trabalho além das minhas 30 de serviço público e... Clarinha ficou doente. Como é difícil escolher...e conviver com as escolhas! Escolhi uma oportunidade que me deixou empolgada profissionalmente... interessante financeiramente e.....não consigo na prática!
Hoje ouvindo uma mãe...me ouvindo...sim pois essa mãe falou exatamente sobre a minha vida....sobre a minha experiência. Eu nasci no interior e fui para a escola quando já falava e pedi para ir junto com a minha amiga que morava na casa ao lado da minha. Aos 3 anos. Eu ia feliz...pedia...amava....e quando não estava na escola (apenas de manhã) estava em casa com a minha mãe que cuidava da casa...das minhas coisas...da minha comida e assim eu cresci com a presença da minha mãe. Quando engravidei...o sonho da minha vida...o que mais me atormentou era o fato de temer não saber lidar com essa dualidade. Conciliar esse papel de mãe...mas um papel que tenho como modelo "a minha mãe"...com a minha vida...meu eu profissional. Eu sou Fonoaudióloga há 12 anos e já vivi e experimentei todas as àreas...já amei...já fui fissurada...já respirei trabalho e hoje tento reformular mas já conclui que simplesmente adoro trabalhar.... trabalhos de fono ou qualquer outra coisa...mas adoro a dinâmica do trabalho...as interações e tudo que eu faço ou aprendo....me divirto em qualquer situação....basta estar ao lado das pessoas e realizando alguma atividade em conjunto. Adoro o conhecimento e a convivência.
Mas e aí? Como colocar na escola a minha filhota que esperei tanto...desejei tanto! Como separar o que é o "meu desejo" daquilo que aprendi como verdade?
E chegou o aniversário de um ano da Maria Clara......
Era para ser pequeno algo simples. Mas me empolguei e fiz a decoração de urso rosa e marrom. Preparei tudo...comprei cortador peguei outros emprestados. Elaborei cardápio fiz sozinha os convites....e no fim deu muito trabalho. Contratamos piscina de bolinhas e cama elástica. Ficou tudo lindo .... gostoso.... e todos aproveitaram bastante. Menos a aniversariante que no dia anterior diagnosticamos com Pneumonia e estava bem chatinha...só queria colo. Eu já sabia que a festa seria para os outros e para os pais!
Começou a andar uma semana antes do niver e acho que tudo veio muito junto e ela não estava muito bem...
Eu estava trabalhando mais....ela num pico de desenvolvimento tremendo...dentinho saindo e judiando e a pneumonia.
Minha pequena com UM ANO!
Um ano se passou desde o dia que a vi pela primeira vez...
Foi amor a primeira vista.... logo me apaixonei!
Um ano de muito amor!